PRAIA

Cabo Verde foi oficialmente descoberto pelo Português em 1460 e foi construída a cidade de Ribeira Grande, agora conhecida como a Cidade Velha. A cidade perdo ímpeto de negócios (os agricultores da ilha tendem a acabar na posição atual da Praia, para evitar o pagamento de direitos aduaneiros na Ribeira Grande).


Mapa dos Bairros da Praia



A cidade de Praia surgiu em 1615, e oficialmente reconhecida ao status de capital do Cabo Verde em 1770.
A topografia desta nova capital (achadas) permite que os residentes a dominar o oceano e assim controlar as chegadas de estrangeiros (e piratas naquela época).

O PLATO - O CENTRO HISTTORICO DA CIDADE
 
 O Platão inclui a maioria das instalações (Hospital, Escola, Câmara Municipal, Mercado, ministérios, tribunais, bancos, fundações, institutos ...) é o coração administrativo da cidade, a vida econômica e cultural da Praia.

Rua do Platô
 
Rua 5 de Julho
 O património arquitectónico é bem preservado no Platão, as casas coloniais estão sujeitas a renovação uma após a outra.

A rua principal (Rua 5 de Julho) foi recentemente refeita ( iluminação para pedestres com energia solar, tratamento do solo, bancos e árvores). Esta rua é o coração da cidade, eventos culturais (concertos, mercados, esportes) são organizados na rua. 
 
Camara Municipal da Praia

Palacio da Cultura a noite

Vista para a Comunidade Brasil de Achada Santo Antonio
A grande expansão do Praia foi na segunda metade do século XX. Em 1930, a cidade tinha apenas o Platô, apenas 26% da população urbana vivia na Praia em sua periferia. O Platão encontra-se despojado de sua função residencial após a independência em 1975. Foi naquele momento era o local do primeiro momento de crescimento urbano explosivo nos bairros em torno de Platão, em Achadinha particular, Fazenda, Lem Ferreira, mas também à beira-mar de Santo Achada Antonio e Prainha.

Esses bairros fornecem uma base predominantemente residencial e abrigam as sucursais de ministérios, embaixadas, institutos, escolas, creches, mercados, instituições como a ONU ou o Parlamento, a Assembleia Nacional eo Palácio do Governo.

OS PES DO PLATO

Os bairros periféricos, organizados em torno de Platô foram reconhecidos após a independência (1975) e isso é quando a cidade está experimentando um crescimento populacional impressionante, a sua população irá quadruplicar em três décadas.
Praia conhece vários obstáculos ao seu desenvolvimento.

Vista para o Praque 5 de Julho

Aos pés do Platô, no distrito de Fazenda, mudou-se o mercado de bens Sucupira principalmente de segunda mão, mas que também inclui restaurantes, serviços. No local, sentimos que essa agitação diária Sucupira e Platão estão ligados ao comércio como Praia pode ter com o interior da ilha. Os agricultores vendem os seus produtos ou escambo.

Rua perto do mercado de Sucupira



Sucupira é o melhor lugar para encontrar produtos eletrônicos, móveis, roupas e carros. Este mercado é também chamado de "o mercado do bidão."
 Estes são na sua maioria mulheres, chamado “Rabidantes” que gerir esta pequena economia. Elas vão procurar mercadoria no Brasil ou na África do Sul.

Vista para a Avenida Cidade de Lisboa
















 A topografia não é propícia de urbanização, além disso, a pressão da população não permite um desenvolvimento controlado do território e a falta de recursos financeiros e naturais vai aumentar suas dificuldades. 

Escadas entre o Platô e Sucupira
O interior da ilha, ao contrário da costa é favorecido por um clima mais favorável para a agricultura. Santiago não produz o suficiente para exportação no exterior, mas pode fornecer as ilhas vizinhas.

Porto da Praia


No sector aeroportuário, Praia está em segundo lugar (depois Sal) ao nível das chegadas de turistas do exterior e especialmente da Europa. Ambas as empresas operam no transporte nacional e servir as outras ilhas.
O turismo é ainda pouco desenvolvido na Cidade da Praia.
Estabelecimentos turísticos são poucos e estão concentrados na área de Prainha, à beira-mar a oeste da cidade. Encontramos alguns no Platô e na Fazenda. Praia esta representada pelo setor terciário (serviços, indústria, comércio, transportes ...). A capital tem neste momento 1.932 empresas que empregam cerca de 19.000 funcionários e representa 54% da economia nacional.

Empresa Cavibel perto da Praia Negra
Hoje, Cabo Verde tem dois parques industriais e econômicos, Mindelo ao norte do arquipélago e Praia ao Sul (cerca de 90% das indústrias estão concentradas). Tem três portos internacionais, que são os do Mindelo (São Vicente), Palmeira (Sal) e Praia.
Achada Grande Frente
Nos anos 80, o município de Praia iniciou a construção da zona industrial de Achada Grande Trás, a leste da cidade, acima do Porto, que inclui os principais fornecedores de materiais de construção no país e os recursos de armazenamento importados, mas também um mercado de revenda aos comerciantes da ilha.


 

Praia tem 131 453 habitantes em 2010 para uma população nacional no território de 513 000 habitantes em 2010.